Pages

sexta-feira, março 02, 2007

Será que dá pra mudar essa situação?

As pessoas nascidas, criadas e q vivem na periferia e na favela, chamados de marginais por que realmente vivem à margem da sociedade, normalmente não conseguem sair dessa situação. São acusados até de falta de força de vontade, mas o q esqueceram de explicar é q a culpa não é somente deles.
Como um homem do povo pode desenvolver um querer, um projeto de prosperidade se desde à infância está condenado à subnutrição, à falta de escola, a moradia precária, ao desamparo educacional e dos serviços de saúde e à ausência de perspectiva no trabalho.

“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
(Karl Marx)

Será que dá pra mudar essa situação?
Boas políticas existem. Soluções também. Mas falta vontade pra mudar, pra proporcionar oportunidades para essas pessoas q vivem à margem da sociedade. Falamos q uma boa educação pode mudar o destino de um país. Mas num país, onde livros novos enviados pelo MEC, para as escolas públicas de todo o país, são repassados para empresas de reciclagem de papel... a gente não consegue ver nenhum compromisso com aquilo q pode realmente mudar a vida de tanta gente.

Um bom fim de semana a todos q comentam.

:)

3 comentários:

Uilians Uilson disse...

Isadora,

Esse é um dos grandes questionamentos que os governos de todo mundo precisam resolver. Acredito que nem só a força de vontade pode vencer sempre, mas apoio social, algo cada vez mais difícil de ser encontrado no Brasil e seus governantes, é fundamental para o crescimento das pessoas em situações lamentáveis... Obrigado por adicionar o Palavras Certas na sua lista de blogs indicados. Toda vez que isso acontece, sinto que cada vez mais o meu compromisso aumenta e faz com que a qualidade aumente... Como você já deve estar sabendo, estou em reformas, mas logo volto a postar. O Reticências também está entre os meus preferidos, também...

Um beijo e sucesso!
Uilians Santos

Janaína disse...

Eis uma gande verdade!!!
Aqueles que são "as janelas dos sonhos" hoje têm tão pouca representatividade no nosso país...
Onde estão as nossas livrarias e bibliotecas??
Precisamos de livros abertos para q tenhamos mentes abertas e tb portas abertas para aqueles aos quais a vida oferece poucas oportunidades...

Ranhoca Muttante disse...

Não são as políticas que vão mudar seja o que for, e sim esse mesmo povo que vive na miséria!