Pages

quinta-feira, outubro 25, 2007

Mulher: luta, preconceitos, exploração e conquistas

Vivendo numa sociedade patriarcal e conservadora, a mulher brasileira tem lutado para garantir seu espaço no mercado de trabalho. Além disso, tem travado uma grande batalha contra preconceitos e injustiças advindos pelo fato de ser mulher.
A luta da mulher pela sua inserção e, mas do que isso, pela sua aceitação no mercado de trabalho, tem sua origem em tempos passados. Tempos em que lhes eram negados os direitos da educação, da expressão, da escolha. No Brasil, a mulher só começou a expressar sua força de trabalho a partir de meados do século XX, mas esse trabalho estava focado no setor primário da economia; e até hoje a mulher ocupa cargos de trabalho relacionados com serviços de saúde, comunitários, de educação, como se o trabalho feminino fosse uma extensão do trabalho doméstico. Não que esses trabalhos não tenham importância, mas é paradoxal o fato de cargos administrativos, gerenciais e industriais serem predominantemente masculinos, enquanto a maioria das mulheres trabalha em cargos relacionados à educação, cuidados com a saúde e serviços domésticos.São dos privilégios concedidos aos homens e direitos negados às mulheres que surgem problemáticas gritantes e antitéticas no Brasil. Por exemplo, a sociedade brasileira é composta, preponderantemente, por mulheres, mas estas têm participação inferior a dos homens no mercado de trabalho. Além do mais, a parcela feminina que está empregada precisa enfrentar preconceitos, baixos salários e a jornada dupla. A mulher brasileira, inacreditavelmente, recebe menos pelo mesmo trabalho exercido por um homem, por isso que várias empresas preferem a mão-de-obra feminina; outro grande desafio enfrentado pela população feminina ativa é enfrentar a dupla realidade de trabalho, a grande maioria da mulheres além do emprego ainda trabalha no lar, trabalho que, por sinal, raramente é reconhecido.
A mulher sempre lutou pelo seu espaço na sociedade e pouco a pouco foi conquistando seus direitos: direito à educação, ao voto, a escolha de seu futuro. Hoje a mulher luta contra o preconceito, a exploração e o não-reconhecimento; o que se espera é que a sociedade brasileira deixe de lado seus valores ultrapassados e conservadores e possa valorizar e aceitar a mulher no mercado de trabalho pela sua competência, responsabilidade, inteligência, dedicação e luta (muita luta).

4 comentários:

Unknown disse...

e concordo com a máxima que diz que mulher inteligente não é aquela que quer ser diferentes dos homens, e sim aquela que sabe usar as diferenças a seu favor!

Anônimo disse...

O que seria dos homens se não fossem as mulheres ?!

"As palavras sussurradas
Embaladas em puro prazer
Entre as sombras descaradas
Que a suave luz deixa ver"

Um beijo poético ...

Anônimo disse...

Concordo total!!!!
Mas estamos em luta. Precisamos queimar umas calcinhas...
Bjo
=***

Anônimo disse...

Gostei bastante do seu texto, ele é tão bom que vou usá-lo para um trabalho escolar. Muito obrigada, beijos :)